---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Aspectos Econômicos

Publicado em 17/02/2014 às 14:47 - Atualizado em 18/03/2014 às 10:55

Setor Industrial
Créditos: Assessoria de Imprensa Baixar Imagem

O desenvolvimento sócioeconômico de Garuva é hoje destaque no estado de Santa Catarina, devido a sua localização estratégica ás margens da BR-101 (Área Industrial Sul)  e SC-417 (Área Industrial Leste) e SC 416 (Área Retroportuária acesso ao Porto de Itapoá) e com a proximidade de grandes pólos industriais, portos e aeroportos da região sul.

Há pouco tempo sua economia era voltada predominantemente para a agricultura, sobressaindo-se a bananicultura e a rizicultura, passando pelo ciclo do extrativismo e do artesanato. Hoje, Garuva apresenta economia diversificada com empresas e industriais de diferentes segmentos e conta com constante crescimento no setor de comércio e serviços.

 No aspecto industrial, Garuva se destaca na atividade metal mecânica, metalurgia, agroindústrias, madeireiras, entre outras e está em grande ascensão na implantação de complexos logísticos, industriais e retroportuários o que diversifca o setor, oportunizando mão-de-obra imediata.

Outro destaque do setor está na infraestrutura das áreas industriais que promovem disponibilidade de acesso a energia de 138 kv, água em abundância, gás natural, termoelétrica, além dos incentivos fiscais e econômicos viabilizados pelo município.

O setor agrícola é exemplar, aqui se produz bananas de qualidade exportada para vários países do MERCOSUL. Também há destaque na cultura do arroz, cana de açucar, mandioca, flores e na criação de peixes e gado de corte.

Garuva é o maior pólo de artesanato de vime da região e tem incrementado as atividades em cipó imbé e da fibra da bananeira. O artesanato por muitas décadas ajuda a complementar a renda de muitas famílias garuvenses.

Este é o retrato de um município que cresce focado no desenvolvimento da cidade de maneira transparente e sustentável.